ESCOLA PROFISSIONAL DE BRAGA

Formação em contexto de Trabalho

METODOLOGIA

A Metodologia de Formação aplicada ao longo do curso assenta na aprendizagem em sala de várias competências nas áreas socioculturais, científicas e tecnológicas.

A aprendizagem em sala é conseguida com recurso a métodos ativos possibilitando uma aprendizagem sempre em contexto de preparação para a vida activa, com simulações práticas reais e adequadas ao mercado das tecnologias de informação.

A formação em sala é complementada com a formação em Contexto de Trabalho (FCT) que tem como objetivo permitir aos formandos uma experiência real em diversas entidades potenciando a aprendizagem e a integração na vida ativa. Esta metodologia, pretende traçar a relação entre aluno, escola e entidade recetora, durante o período em que decorre a FCT:

ACOMPANHAMENTO
O acompanhamento por parte da escola é essencialmente pedagógico e comportamental. Este acompanhamento será efectuado idealmente pelo Coordenador do Curso, ou por um outro docente da área da FCT que este indique. O acompanhamento será feito mediante Reuniões de Acompanhamento/Avaliação quinzenais, ocorrendo estas reuniões alternadamente na escola e, na entidade receptora.

ENTIDADE RECETORA
O acompanhamento por parte da entidade recetora, é efetuado mediante a nomeação de um tutor. O papel do tutor, colaborador da entidade recetora, é o de enquadrar o aluno na atividade normal da empresa e no trabalho a desenvolver por este. Estará presente nas reuniões quinzenais, que envolvem o aluno e o coordenador e, é ele que controla a assiduidade do aluno.




ESTÁGIOS - Uma mais valia na Formação dos Jovens

A EPB potencia as aptidões profissionais e técnicas dos alunos, desenvolvendo um ensino que familiariza os formandos com a realidade tecnológica e prática do mundo empresarial. Fundamental nesta estratégia são os programas de estágios.
Os alunos da EPB do 2º e 3º anos são colocados em empresas da região de Braga, vivendo marcantes experiências de integração no mundo laboral.

Já os estágios transnacionais constituem indubitavelmente uma das experiências mais apetecíveis para os formandos da Escola Profissional de Braga. A EPB tem vindo a proporcionar aos seus alunos intercâmbios e estágios em países como Espanha, França, Inglaterra, Irlanda, Alemanha, Holanda, Dinamarca e Finlândia, no âmbito de programas comunitários como Juventude para a Europa, Sócrates/Língua e Leonardo da Vinci.