notícias




Município de Braga promove a exposição “Diferentes Olhares” que dá voz aos jovens da comunidade

No âmbito do Projeto NET-IDEA (Network of European Towns for Interculturalism, Diversity, Equality & Anti-Discrimination), e inserida na campanha de comunicação e sensibilização do mesmo, o Município de Braga promove a exposição “Diferentes Olhares” que dá voz ao que um grupo de jovens tem a dizer no que diz respeito ao seu sentimento de pertença, inclusão e identidade.

Esta exposição inspira-se nos resultados do evento “Juventude Anti-Rumores 2023” e de uma posterior atividade de photovoice realizada com estes jovens, em parceria com a Escola Profissional de Braga procurando encontrar os seus pontos de pertença na comunidade, tal como os locais onde esta pertença é menos sentida. Pretende-se, assim, contribuir para uma reflexão local sobre identidade e como se pode promover uma cidade à qual todas as pessoas sentem que pertencem.

"Diferentes Olhares" é uma exposição de fotografia única, realizada pelos alunos da Escola Profissional de Braga do 11.º ano do curso Técnico de Design de Comunicação Gráfica. De acordo com os autores da arte em exposição:

“Esta explora a dualidade de sentimentos em relação ao conceito de Lar. Fomos convidados a refletir sobre o que nos faz sentir em casa e o que nos distancia desse sentimento acolhedor. Nesta exposição foram captadas imagens que abrangem uma variedade de temas e estilos, desde cenários tranquilos e familiares até ambientes desconhecidos, cada foto revela um ponto de vista pessoal e o mais importante único. "Diferentes Olhares" é muito mais do que uma simples coleção de fotografias, é uma trajetória sensorial e emocional que desafia o público a explorar as suas conexões com o lugar a que damos o nome de Lar.”