A EPB foi desafiada a fazer parte do grupo de escolas eTwinning que constituíram as primeiras Academias Júnior eTwinning da Europa.
A AJE EPB foi composta pela primeira vez em 2021/2022 por 15 alunos de várias turmas. Em 2022/2023 dela fizeram parte 13 alunos. Em ambos anos letivos liderada por uma aluna mentora eleita democraticamente.
A AJE tem como principais objetivos dar voz aos alunos e contribuir para a educação para cidadania, formando cidadãos interventivos e responsáveis, promover a colaboração entre os alunos, desenvolver a capacidade de comunicar e de intervir, bem como a capacidade de resolver problemas, promover a partilha de saberes, desenvolver competências de literacia digital, entre outras competências e conhecimentos e o trabalho desenvolvido pretende abordar temas pertinentes e atuais explorados de forma colaborativa entre os alunos que integram a Academia.
notícias
Atividades AJE
Resumo das Atividades realizadas no ano 2022/2023
Resumo das Atividades realizadas no ano 2021/2022
Prémios/Distinções
2022/2023
Vencedores Academia Júnior eTwinning - Categoria EXPERTS – Seleção do Júri
Os alunos/as que participaram nos desafios promovidos pela Academia Júnior eTwinning (AJE) estão de parabéns! O júri nacional distinguiu o vídeo de um aluno EPBiano (formato TikTok) integrado na campanha eTwinning anti-cyberbullying (3 categorias possíveis: +likes, +publicações, seleção do júri).
O prémio consistiu na participação em 3 dias de atividades na DiverLanhoso. Foram 3 dias de muita diversão, partilha, aprendizagem e excelentes momentos.
"Eu aconselho aos alunos que, quando tiverem a devida oportunidade, façam como eu, e se inscrevam [na Academia Júnior eTwinning da EPB] e enfrentem todos os desafios/projetos que irão surgindo. (...) Irá ajudar-nos a criar espírito de equipa, bastante autonomia e irá , também, aprimorar o nosso sentido de responsabilidade. (...) Eu, como mentora da AJE, tive a oportunidade de conseguir ir à DiverLanhoso, como prémio. Foram 3 dias cheios de emoção, desafios e, acima de tudo, amizade e companheirismo. Foi uma experiência bastante inovadora. Tive de me desafiar a mim mesma a superar os meus medos para certas atividades propostas."
Mariana Silva (COM20)